terça-feira, 15 de setembro de 2009

Trajano de Moraes On-Line

A genialidade do cantor, compositor e intérprete Gilberto Gil é tão fantástica que é capaz de nos provocar reflexões de muitas situações e fatos.

Na letra de "Parabolicamará", Gil mostra pra gente no trecho "Antes mundo era pequeno porque Terra era grande", que antigamente a comunicação entre as pessoas era extremamente difícil "o mundo (das comunicações e das pessoas) era pequeno" em relação ao tamanho do planeta.

"Hoje mundo é muito grande porque Terra é pequena". Os diversos meios de comunicação existentes mostram que o "mundo é muito grande" e a Terra se tornou pequena em função da explosão demográfica, ocupação do solo e a velocidade da comunicação que "Leva o tempo de um raio, tempo que levava Rosa pra aprumar o balaio"

Antigamente as pessoas moravam muito distantes uma das outras. Eram necessárias léguas e léguas de cavalgadas para visitar um familiar ou amigo.

"Antes longe era distante, perto só quando dava".

Cartas levavam meses para chegar ao seu destino, as notícias eram passadas de boca em boca e muitas vezes chegavam até tarde demais.

Uma criança ou jovem para ir à escola, tinha que caminhar ou cavalgar longas distâncias, não havia merenda escolar, o lanche individual era levando de casa no "bornal". Livros e cadernos eram raros de se ver.

Hoje existe o transporte escolar, merenda de qualidade, distribuição de material didático e contraditoriamente, com todas essas facilidades, muitas crianças e jovens não querem saber de ir à escola, de estudar e muitos pais não estão nem aí. Foi necessário até criar o programa "Bolsa Família" para tentar incentivar a frequência escolar e a vacinação das crianças em dia.

Hoje dispomos de muitos meios de comunicação: a televisão, rádio, jornais, revistas, telefone, celular, antenas parabólicas, internet, etc, o que permite que as pessoas possam têm acesso as informações de qualidade, bastando que tenham interesse em buscar conhecimento, aprendizado e aprimoramento.

Neste contexto, surge em Trajano de Moraes o blog Trajanodemoraes-RJ, que tem como proposta levar informações e notícias para este fantástico universo da rede mundial de computadores.


PARABOLICAMARÁ

Letra e Música: Gilberto Gil

Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena
Parabolicamará

Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará

Antes longe era distante
Perto só quando dava
Quando muito ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes
den'de casa camará

Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará

De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação

Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia
Que o balaio ía escorregar

Nenhum comentário:

Postar um comentário