quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Cidadania e Ação 2009 premiou a Escola Dr. Elias de Moraes
As provas foram realizadas no Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva e as apresentações artísticas na Praça Nilo Peçanha.
sábado, 26 de setembro de 2009
Forrozão com Cristiane Moura em Barra dos Passos
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus em Sodrelândia
Vem aí a VI FESTA COUNTRY DE VISCONDE DE IMBÉ
Além dos torneios nas categorias de cavaleiros e amazonas adulto e infantil com equinos nas modalidades: prova de baliza, do tambor, marcha, etc. Cavalgada categoria adulto.
A Festa Country de Visconde de Imbé vem recebendo um público cada vez maior a cada ano e já faz parte do calendário anual de eventos. Além dos atrativos, é um excelende lugar para encontrar e reunir amigos e familiares, compartilhar um bom churrasco e aproveitar o clima de descontração.
Venha curtir esse imperdível programa!
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
A Carta Maldita será postada em Trajano
A direção artística é de Leonardo Cipriano e a direção geral de Raphael Daflon.
Vale à pena conferir!
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
III Concurso Garota Country em Visconde de Imbé - Inscrições Abertas
Poderão participar candidatas apenas do município de Trajano de Moraes.
A VI Festa Country de Visconde de Imbé será realizada nos próximos dias 10 e 11 de outubro de 2009.
Sindicato Rural de Trajano de Moraes e SENAR - Cursos
Os cursos de Reflorestamento (preparo do solo e covas, produção de mudas (alporquia, mergolia, enchertia e garfagem), plantio e condução), aconteceram nos dias 14 - aula teórica no salão da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins e no dia 15 - aula prática no Horto Florestal do IEF, localizado no Bairro da Represa em Trajano de Moraes, sob a orientação do instrutor do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Pedro Paulo Cattete Filho.
O Curso foi promovido pelo Sindicato Rural de Trajano de Moraes, e realizado pelo SENAR, com a participação de onze alunos matriculados, sendo eles:
- Alciléia Leite Cordeiro
- Alciliador Firmino da Silva
- Cleber Barreto Guimarães
- Eliane Portugal Resende Félix
- Fábio Júnior Bernardo da Silva
- Hélio Carvalho de Sá
- Jonas Penávila
- Mauro Sérgio Cunha Martins
- Moacir Dias Flores
- Ronaldo Montechiare Figueira
- Sirlei de Souza Rodrigues
terça-feira, 15 de setembro de 2009
ETAPA DO CAMPEONATO ESTADUAL DE XADREZ ACONTECERÁ EM TRAJANO DE MORAES
O Município de Trajano de Moraes irá sediar uma etapa de Xadrez do Campeonato Estadual de Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.
Nos próximos dias 26 e 27 de setembro acontecerá o "REGIONAL DE TRAJANO DE MORAES", em local ainda a ser fixado na sede do município.
O evento será realizado pelo Clube de Xadrez de Trajano de Moraes em parceria com a Federação de Xadrez do Rio de Janeiro (FEXERJ), que incluiu Trajano de Moraes no calendário oficial, onde é disputada uma das 14 etapas do campeonato do interior: “Trajano e Petrópolis são, hoje, os principais polos do esporte fora da capital”, enfatizouu o presidente da FEXERJ, Ricardo Barata.
Segundo informações do idealizador do Clube de Xadrez de Trajano de Moraes, Nilton Riguetti, o evento contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes e a premiação poderá chegar a R$ 2.000,00.
Os municípios vizinhos também poderão participar, bastando que entre em contato com o Clube de Xadrez de Trajano de Moraes, através do e-mail: tcxequemate@yahoo.com.br. A atual presidente do Clube é Ana Cláudia Thomaz Malavazi.
Trajano de Moraes On-Line
Na letra de "Parabolicamará", Gil mostra pra gente no trecho "Antes mundo era pequeno porque Terra era grande", que antigamente a comunicação entre as pessoas era extremamente difícil "o mundo (das comunicações e das pessoas) era pequeno" em relação ao tamanho do planeta.
"Hoje mundo é muito grande porque Terra é pequena". Os diversos meios de comunicação existentes mostram que o "mundo é muito grande" e a Terra se tornou pequena em função da explosão demográfica, ocupação do solo e a velocidade da comunicação que "Leva o tempo de um raio, tempo que levava Rosa pra aprumar o balaio"
Antigamente as pessoas moravam muito distantes uma das outras. Eram necessárias léguas e léguas de cavalgadas para visitar um familiar ou amigo.
"Antes longe era distante, perto só quando dava".
Cartas levavam meses para chegar ao seu destino, as notícias eram passadas de boca em boca e muitas vezes chegavam até tarde demais.
Uma criança ou jovem para ir à escola, tinha que caminhar ou cavalgar longas distâncias, não havia merenda escolar, o lanche individual era levando de casa no "bornal". Livros e cadernos eram raros de se ver.
Hoje existe o transporte escolar, merenda de qualidade, distribuição de material didático e contraditoriamente, com todas essas facilidades, muitas crianças e jovens não querem saber de ir à escola, de estudar e muitos pais não estão nem aí. Foi necessário até criar o programa "Bolsa Família" para tentar incentivar a frequência escolar e a vacinação das crianças em dia.
Hoje dispomos de muitos meios de comunicação: a televisão, rádio, jornais, revistas, telefone, celular, antenas parabólicas, internet, etc, o que permite que as pessoas possam têm acesso as informações de qualidade, bastando que tenham interesse em buscar conhecimento, aprendizado e aprimoramento.
Neste contexto, surge em Trajano de Moraes o blog Trajanodemoraes-RJ, que tem como proposta levar informações e notícias para este fantástico universo da rede mundial de computadores.
PARABOLICAMARÁ
Letra e Música: Gilberto Gil
Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena
Parabolicamará
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
Antes longe era distante
Perto só quando dava
Quando muito ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes
den'de casa camará
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia
Que o balaio ía escorregar