terça-feira, 13 de julho de 2010

TRAJANENSES ESTARÃO NO MUNDIAL DE XADREZ

Os jovens trajanenses, pentacampeões de xadrez nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, foram convidados a participar do Campeonato Mundial sub 20 que acontecerá ano que vem na cidade do Rio de Janeiro. O convite veio do Árbitro da Federação Internacional de Xadrez - FIDE, Élcio Mourão, ao professor Nilton Riguetti, reconhecendo a excelência do xadrez praticado em Trajano de Moraes.
Élcio Mourão é árbitro internacional e já arbitrou competições em vários estados e países. No ano passado, foi um dos principais árbitros do Campeonato Mundial da Juventude, em Antalya, na Turquia. Para Mourão, o trabalho realizado em Trajano de Moraes é admirável e por isso convidou o Clube de Xadrez Trajano de Moraes a participar com seus alunos do campeonato a ser realizado ano que vem no Brasil.
O convite foi recebido com entusiasmo pelo professor Nilton Riguetti, que pretende elaborar um plano de treinamento específico para os jogos: "Devemos qualificar ainda mais nossos alunos para que possam se sair bem no Mundial. Já é uma emoção imensa participar, mas pretendemos que nossos alunos, mais uma vez, honrem o nome do município, com uma participação digna de campeões", afirmou.
Segundo Riguetti o convite veio como reconhecimento do trabalho feito no município nos últimos anos. "Estamos subindo degrau a degrau numa caminhada que pretende aumentar a auto-estima dessas crianças. Eles são campeões e sua dignidade é fortalecida a cada conquista. Esse convite é mais uma vitória dessas crianças!"
Perguntado sobre as chances de sucesso na competição, o professor Nilton é enfático: "A expectativa é colocar um trajanense entre os 100 primeiros colocados na competição, mas é apenas um número subjetivo, que visa fazer com que os alunos tenham uma meta a atingir e tentem ultrapassá-la. Na verdade, a participação já é uma vitória histórica para o município", concluiu.
A prática de xadrez no município de Trajano de Moraes já é sinônimo de sucesso. Nos últimos 5 anos, o município sagrou-se pentacampeão das Olimpíadas Escolares, considerada a maior competição estudantil do Brasil. Também tornou-se campeão absoluto feminino sub-14, em Petrópolis. No início do ano, a comunidade de Maria Mendonça, onde os campeões trajanenses são treinados, recebeu a visita do bicampeão carioca, Selmo Bastos. O município também foi destaque em matéria especial de duas páginas no Jornal O Dia e reportagem de O Globo, além de publicações no Conexão Professor e Conexão Aluno, sites oficiais da Secretaria de Estado de Educação.
Na sua trajetória de sucesso, o Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM, colocou o nome do município no cenário estadual, quando organizou etapas dos regionais da Federação Estadual de Xadrez -FEXERJ, em Trajano de Moraes, nos anos de 2008 e 2009. A competição deste ano não acontecerá por falta de patrocinadores.
Na área social, além de ajudar a construir uma identidade vitoriosa nas crianças, elevando sua auto-estima, o CXTM, em parceria com Furnas e com o Ministério das Telecomunicações, mantém o Telecentro Comunitário Xeque-Mate, que oferece internet gratuita a toda a população. Neste mês de julho, o Telecentro estará atingindo a marca de 4.000 acessos, o que demonstra a sua importância para a localidade.
Em 2010, as conquistas trouxeram novos patamares a serem alcançados. Além do convite para participar do Campeonato Mundial sub 20, o professor Nilton reserva outras novidades para o xadrez trajanense, o que será noticiado em breve: "Aguardem que muitas coisas boas ainda estão por vir. Nossa jornada está apenas começando".

Nenhum comentário:

Postar um comentário