segunda-feira, 5 de julho de 2010

CAMPEÕES TRAJANESES DE XADREZ PODEM REPRESENTAR O ESTADO DO RIO EM GOIÂNIA E FORTALEZA

Os alunos trajanenses, que sagraram-se campeões no sábado dia 03 de julho no Maracanãzinho, voltarão ao estádio neste sábado, 10, para disputar com os alunos campeões das escolas particulares o direito de representar o Estado do Rio de Janeiro nas Olimpíadas Escolares em sua fase nacional.
Estarão disputando a vaga os alunos Lucas Malavazi da Silva, campeão estadual das escolas públicas na categoria A masculino, Cássia Élen de Oliveira da Silva, campeã A feminino e Érica Biral Daudt, campeã B feminina. (veja abaixo os confrontos)
A categoria A é disputada por alunos de 12 a 14 anos e a fase nacional será disputada em Fortaleza no mês de setembro. A categoria B é para alunos de 15 a 17 anos e a fase nacional será disputada no mês de dezembro na cidade de Goiânia. A disputa entre os campeões das Escolas Públicas (JEEP) e os campeões das Escolas Particulares (JEPAR) está prevista no regulamento e só o vencedor tem o direito de representar o Estado.
Embora seja uma competição dificílima para os alunos trajanenses, o professor Nilton Riguetti prefere apostar nos alunos: "Essas crianças superaram todos os obstáculos para chegar onde estão. Não é agora que vamos duvidar deles", afirmou. Riguetti acha, porém, que os alunos das escolas particulares levam uma vantagem pelo treinamento que fazem: "eles têm professor particular e estudam, em média, duas horas de xadrez por dia. Em nosss escola, fazemos 50 minutos por semana", explica o professor.
O Clube de Xadrez Trajano de Moraes está organizando uma semana especial de treinamento para os alunos e a expectativa é que eles cheguem bem preparados técnica e psicologicamente para esta disputa histórica. Segundo o professor Nilton, o objetivo é manter os alunos em atividade de nível elevado para que não percam a concentração. "É normal, após uma conquista, que os alunos se desconcentrem. Durante a semana tentaremos manter a concentração e fazer com que os alunos fiquem focados na disputa. Isso é fundamental", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário