quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Escola leva ouro em criatividade - Jornal O Dia

Xeque-mate nas dificuldades: alunos de cidade pobre são tetra em xadrez
POR RICARDO ALBUQUERQUE, RIO DE JANEIRO
Rio - Tabuleiros improvisados, feitos de cartolina e papelão, e tampinhas de garrafas PET foram suficientes para levar estudantes de uma escola pública ao lugar mais alto do pódio. Em Trajano de Moraes, a 220 quilômetros do Rio, filhos de agricultores deram xeque-mate nas adversidades e se tornaram tetracampeões estaduais de xadrez, por equipes, no feminino, nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro.


Orgulhosos, estudantes exibem seus troféus
No pátio da Escola Estadual Maria Mendonça, é comum ver os alunos praticando o esporte, que virou sinônimo de vitória em Trajano. Nas Olimpíadas Escolares deste ano, os meninos conquistaram o título na faixa etária de 12 a 14 anos, após três vice-campeonatos consecutivos. Já as meninas, tetracampeãs entre 2005 e 2008, ficaram em segundo lugar. Brilhou, porém, a estrela de Quézia Coelho Muller, 14, medalha de ouro no individual feminino.

Filha de lavradores, a estudante pretende ser bicampeã. “Meu sonho é representar o Rio no campeonato nacional”, avisa a estudante do 8º ano.

Entusiasmado com o desempenho da garotada, o técnico e professor de Língua Portuguesa e Educação Física Nilton César Riguetti, 42 anos, sonha cada vez mais alto. “Estamos no meio do mato, em plena zona rural, mas isso não impede a gente fazer da cidade o primeiro polo de xadrez do interior do estado”, diz. Para realizar o sonho, o professor tenta sensibilizar grandes empresas em busca de patrocínio. “Uma prova de que o esporte mudou a rotina da região é que os alunos foram homenageados na Câmara de Vereadores”, completa.

As sucessivas conquistas renderam frutos. Em julho, Furnas Centrais Elétricas inaugurou o Telecentro Comunitário Xeque-Mate, com 10 computadores conectados à Internet por banda larga. A estatal informou que a biblioteca Arca das Letras completa o Furnas Digital, programa voltado para comunidades de baixa renda. “Graças ao jogo vi o mar pela primeira vez na minha vida, quando fui ao Rio representar a minha escola nos Jogos Estudantis”, revela Lucas Malavares da Silva, 11, aluno do Ensino Fundamental.

O apoio também veio do poder público. A prefeitura doou 12 tabuleiros e peças em tamanho oficial. Na escola, três mesas de concreto foram construídas para oferecer mais comodidade aos desportistas. “Tivemos que melhorar as instalações após tantas conquistas”, reconhece Joailda Rezende, diretora do colégio onde estudam 150 alunos — deles, 70% são enxadristas. “Não há como negar que a concentração e o raciocínio lógico dos alunos melhoraram, em particular na interpretação de problemas”, observa o professor de Matemática Joaquim Otávio Figueira.

Em 2005, o governo federal lançou o ‘Xadrez nas Escolas’ com distribuição de kits — tabuleiros, peças e manual de instruções — que nunca chegaram a Trajano de Moraes. O Ministério do Esporte informou que está em formação grupo de trabalho com entidades ligadas ao esporte para lançar plano de desenvolvimento do xadrez como atividade educacional.

Federação põe cidade como sede de torneio

A performance dos estudantes no tabuleiro atraiu a atenção da Federação de Xadrez do Rio de Janeiro (Fexerj). Desde o ano passado, o presidente da entidade, Ricardo Barata, incluiu Trajano de Moraes no calendário oficial, onde é disputada uma das 14 etapas do campeonato do interior: “Trajano e Petrópolis são, hoje, os principais polos do esporte fora da capital”. Segundo Barata, a garotada precisa ser estimulada a pensar. “Temos muitas atividades para exercitar os músculos. Às vezes esquecemos de praticar a ginástica da mente”.

DENTRO DE TRAJANO

MENOR DO ESTADO

Trajano é o menor município do estado, com 592,9 km² e 10 mil habitantes. Pelo Índice Firjan, foi o pior em emprego e renda. Mas foi o 3º que mais evoluiu em educação.

SEM CELULAR
A zona rural de Trajano de Moraes tem cerca de 500 moradores. Na região, a 655 metros de altitude, não há sinal para celular nem telefone público.

INTERNET
A chegada da Internet mudou o hábito dos jovens da Escola Maria Mendonça. A maioria não sabia navegar na rede, tampouco operar um computador. Orkut e MSN já estão entre as ferramentas mais acessadas.

terça-feira, 13 de julho de 2010

TRAJANENSES ESTARÃO NO MUNDIAL DE XADREZ

Os jovens trajanenses, pentacampeões de xadrez nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, foram convidados a participar do Campeonato Mundial sub 20 que acontecerá ano que vem na cidade do Rio de Janeiro. O convite veio do Árbitro da Federação Internacional de Xadrez - FIDE, Élcio Mourão, ao professor Nilton Riguetti, reconhecendo a excelência do xadrez praticado em Trajano de Moraes.
Élcio Mourão é árbitro internacional e já arbitrou competições em vários estados e países. No ano passado, foi um dos principais árbitros do Campeonato Mundial da Juventude, em Antalya, na Turquia. Para Mourão, o trabalho realizado em Trajano de Moraes é admirável e por isso convidou o Clube de Xadrez Trajano de Moraes a participar com seus alunos do campeonato a ser realizado ano que vem no Brasil.
O convite foi recebido com entusiasmo pelo professor Nilton Riguetti, que pretende elaborar um plano de treinamento específico para os jogos: "Devemos qualificar ainda mais nossos alunos para que possam se sair bem no Mundial. Já é uma emoção imensa participar, mas pretendemos que nossos alunos, mais uma vez, honrem o nome do município, com uma participação digna de campeões", afirmou.
Segundo Riguetti o convite veio como reconhecimento do trabalho feito no município nos últimos anos. "Estamos subindo degrau a degrau numa caminhada que pretende aumentar a auto-estima dessas crianças. Eles são campeões e sua dignidade é fortalecida a cada conquista. Esse convite é mais uma vitória dessas crianças!"
Perguntado sobre as chances de sucesso na competição, o professor Nilton é enfático: "A expectativa é colocar um trajanense entre os 100 primeiros colocados na competição, mas é apenas um número subjetivo, que visa fazer com que os alunos tenham uma meta a atingir e tentem ultrapassá-la. Na verdade, a participação já é uma vitória histórica para o município", concluiu.
A prática de xadrez no município de Trajano de Moraes já é sinônimo de sucesso. Nos últimos 5 anos, o município sagrou-se pentacampeão das Olimpíadas Escolares, considerada a maior competição estudantil do Brasil. Também tornou-se campeão absoluto feminino sub-14, em Petrópolis. No início do ano, a comunidade de Maria Mendonça, onde os campeões trajanenses são treinados, recebeu a visita do bicampeão carioca, Selmo Bastos. O município também foi destaque em matéria especial de duas páginas no Jornal O Dia e reportagem de O Globo, além de publicações no Conexão Professor e Conexão Aluno, sites oficiais da Secretaria de Estado de Educação.
Na sua trajetória de sucesso, o Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM, colocou o nome do município no cenário estadual, quando organizou etapas dos regionais da Federação Estadual de Xadrez -FEXERJ, em Trajano de Moraes, nos anos de 2008 e 2009. A competição deste ano não acontecerá por falta de patrocinadores.
Na área social, além de ajudar a construir uma identidade vitoriosa nas crianças, elevando sua auto-estima, o CXTM, em parceria com Furnas e com o Ministério das Telecomunicações, mantém o Telecentro Comunitário Xeque-Mate, que oferece internet gratuita a toda a população. Neste mês de julho, o Telecentro estará atingindo a marca de 4.000 acessos, o que demonstra a sua importância para a localidade.
Em 2010, as conquistas trouxeram novos patamares a serem alcançados. Além do convite para participar do Campeonato Mundial sub 20, o professor Nilton reserva outras novidades para o xadrez trajanense, o que será noticiado em breve: "Aguardem que muitas coisas boas ainda estão por vir. Nossa jornada está apenas começando".

segunda-feira, 5 de julho de 2010

TRAJANO DE MORAES - CAPITAL NACIONAL DO XADREZ

TRAJANO DE MORAES-RJ - CAPITAL NACIONAL DO XADREZ



NOVA FRIBURGO-RJ - CAPITAL DA MODA ÍNTIMA
FRANCA-SP - CAPITAL DO CALÇADO
RIO DAS OSTRAS-RJ - CAPITAL DO JAZZ
IBITINGA-SP - CAPITAL DO BORDADO
GRAMADO - FESTIVAL DO CINEMA


Todos os lugares que criaram sua identidade, prosperaram!
Faça a sua parte, divulgue!


TRAJANO DE MORAES-RJ - CAPITAL NACIONAL DO XADREZ

CAMPEÕES TRAJANESES DE XADREZ PODEM REPRESENTAR O ESTADO DO RIO EM GOIÂNIA E FORTALEZA

Os alunos trajanenses, que sagraram-se campeões no sábado dia 03 de julho no Maracanãzinho, voltarão ao estádio neste sábado, 10, para disputar com os alunos campeões das escolas particulares o direito de representar o Estado do Rio de Janeiro nas Olimpíadas Escolares em sua fase nacional.
Estarão disputando a vaga os alunos Lucas Malavazi da Silva, campeão estadual das escolas públicas na categoria A masculino, Cássia Élen de Oliveira da Silva, campeã A feminino e Érica Biral Daudt, campeã B feminina. (veja abaixo os confrontos)
A categoria A é disputada por alunos de 12 a 14 anos e a fase nacional será disputada em Fortaleza no mês de setembro. A categoria B é para alunos de 15 a 17 anos e a fase nacional será disputada no mês de dezembro na cidade de Goiânia. A disputa entre os campeões das Escolas Públicas (JEEP) e os campeões das Escolas Particulares (JEPAR) está prevista no regulamento e só o vencedor tem o direito de representar o Estado.
Embora seja uma competição dificílima para os alunos trajanenses, o professor Nilton Riguetti prefere apostar nos alunos: "Essas crianças superaram todos os obstáculos para chegar onde estão. Não é agora que vamos duvidar deles", afirmou. Riguetti acha, porém, que os alunos das escolas particulares levam uma vantagem pelo treinamento que fazem: "eles têm professor particular e estudam, em média, duas horas de xadrez por dia. Em nosss escola, fazemos 50 minutos por semana", explica o professor.
O Clube de Xadrez Trajano de Moraes está organizando uma semana especial de treinamento para os alunos e a expectativa é que eles cheguem bem preparados técnica e psicologicamente para esta disputa histórica. Segundo o professor Nilton, o objetivo é manter os alunos em atividade de nível elevado para que não percam a concentração. "É normal, após uma conquista, que os alunos se desconcentrem. Durante a semana tentaremos manter a concentração e fazer com que os alunos fiquem focados na disputa. Isso é fundamental", concluiu.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Ministério do Trabalho e Emprego - Capacitação Profissional em Trajano de Moraes


OBJETIVO:
O Ministério do Trabalho e Emprego, através do PLANSEQ (Plano Setorial de Qualificação), tem como objetivo oferecer a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional em um dos setores que mais gera emprego - o Turismo, favorecendo o ingresso e permanência dos participantes no mercado de trabalho. Busca atender prioritariemente, jovens e adultos que não tiveram acesso à educação profissional, beneficiando tanto a população, quanto a economia local.


ESTRUTURA:
- Os cursos em Trajano de Moraes serão gratuítos e terão início no dia 26 de abril com duração de 200 horas, acontecendo as segundas, terças e quartas-feiras, das 18 às 22 horas no CIEP 279 - Professora Guiomar Gonçalves Neves.

- Programação dividida entre Capacitação Social (temas complementares) e Profissional (conteúdos específicos).

- Oferta de transporte, lanche, material pedagógico e certificados para os alunos.


AÇÃO DE APOIO AOS PARTICIPANTES:
O Planseq Turismo prevê: Integração com o SINE (Sistema Nacional de Emprego)
e com empresas da região.


CURSOS PARA TRAJANO DE MORAES:
* Arrumadeira e Camareira de Hotel
* Auxiliar de Garson
* Orientador Turístico

LOCAL PARA INSCRIÇÕES
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Trajano de Moraes
Rua Cel. João Martins, 33 - Centro - Trajano de Moraes
Das 9 às 17 horas.



___________________________________________________________________________
* ADIS - Associação para o Desenvolvimento Integrado Sustentável
* SINE - Sistema Nacional de Emprego
* PNQ - Plano Nacional de Qualidade
* FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador
* Ministério do Trabalho e Emprego

____________________________________________________________________________________

Parceiros em Trajano de Moraes:
* CIEP 279 - Professora Guiomar Gonçalves Neves
* Rádio Antena Jóvem FM 
* Supermercado Trajanense 
____________________________________________________________________________________



sexta-feira, 5 de março de 2010

Clube de Xadrez Trajano de Moraes é destaque

CLUBE DE XADREZ TRAJANO DE MORAES - CXTM
Fundado em 03/10/06 CNPJ: 08.537.285/0001-06
Utilidade Pública Municipal - Lei Nº 688/2007

INFORME Nº 01

O Clube de Xadrez Trajano de Moraes informa:

-> Bicampeão carioca de xadrez estará em Trajano de Moraes - Selmo Bastos, bicampeão carioca, estará em Maria Mendonça nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. Ele virá ao município conhecer o Projeto de Xadrez tetracampeão estadual, implantado pelo professor Nilton César Riguetti na E.E. Maria Mendonça e fará uma série de palestras para os alunos.


-> Projeto de Xadrez é destaque no Portal da Secretaria de Estado de Educação - o município de Trajano de Moraes mais uma vez é destaque na mídia. O projeto de xadrez realizado pelo professor Nilton César Riguetti na E.E. Maria Mendonça está em reportagem especial do Conexão Professor e também do Conexão Aluno. É mais uma sucesso de marketing do CXTM já que os portais são usados diariamente por milhares de estudantes e professores em todo o Estado do Rio de Janeiro.

-> Trajano de Moraes poderá ir para o Livro dos Recordes - a prática do xadrez em Trajano de Moraes poderá levar o município ao Livro Brasileiro dos Recordes. O primeiro contato já foi feito e algumas etapas precisam ser vencidas. A presidente do CXTM está confiante: "Vamos fazer a nossa parte".

-> Clube de Xadrez Trajano de Moraes - CXTM- conquista mais parcerias -uma papelaria de Friburgo ofereceu material escolar para os 24 alunos que participaram das Olimpíadas Estudantis ano passado. O Clube de Xadrez já tem parceria com FURNAS, que doou 10 computadores e material para a instalação de um telecentro, e com a Prefeitura Municipal, que doou material de xadrez.

-> Alunos trajaneses estarão no Campeonato Estadual de Xadrez - nos dias 06 e 07 de março acontece o Campeonato Estadual de Xadrez na categoria sub 20. O Clube de Xadrez Trajano de Moraes pretende participar: "É uma competição dificílima, onde estarão presentes os principais jogadores do Estado do Rio de Janeiro. Vamos fazer o nosso melhor", afirmou Nilton César Riguetti, técnico dos alunos.

-> Xadrez trajanense é destaque no JORNAL O GLOBO - O Jornal o Globo destaca a participação e vitória dos alunos da E.E. Maria Mendonça nas competições estaduais. (13/12/09)

-> Jornal o DIA faz reportagem especial sobre Trajano de Moraes - o trabalho do professor Nilton César Riguetti e as vitórias consecutivas de seus alunos nas Olimpíadas Estudantis Estaduais são destaque especial em reportagem de duas páginas no JORNAL O DIA. (30/08/09)

-> Clube de Xadrez inaugura Telecentro Comunitário - O CXTM inaugurou em julho de 2009 o Telecentro Comunitário Xeque-Mate, um espaço com 10 computa- dores e acesso a internet via satélite, grátis para toda a população. O projeto atende 40 pessoas por dia e é uma parceria do Clube de Xadrez com Furnas Digital. Esteve presente à inauguração o Dr. Sinval Ladeira, Coordenador do Programa Luz Para Todos nos Estados do RJ, MG, ES, Sp e GO. O Telecentro também abriga a "Arca das Letras", uma biblioteca móvel.

-> Projeto Ipê Amarelo já plantou mais de 3.500 árvores - O Projeto Ipê amarelo, uma iniciativa do Clube de Xadrez Trajano de Moraes, já plantou mais de 3.500 árvores no município. São árvores de diversas espécies, desde nativas a frutíferas. Furnas e Ampla são as principais parceiras. Numa das doações, a Ampla ofereceu 1.500 árvores.

Leia todas as notícias na íntegra:
As notícias sobre o xadrez em Trajano de Moraes você encontra em:
www.niltonriguetti.blogspot.com

sábado, 20 de fevereiro de 2010

XADREZ - O QUE SAIU NA IMPRENSA

Conexão Professor

Sala de Aula

Voltar
Nas Escolas
Tamanho do Texto Autentar Texto Diminuir Texto Restaurar Texto

08.02.10

Alunos de escolinha rural de Trajano de Moraes, treinados com peças recicladas, tornaram-se tetracampeões estaduais de xadrez

O xadrez representa a luta entre os exércitos de dois reinos, no qual um deles deve capturar o rei adversário. Quem dá a lição é o professor de Educação Física e de Português Nilton César Riguetti. Em 2004, Nilton decidiu ensinar as jogadas, que culminam em xeque-mate, na Escola Estadual Maria Mendonça, localizada em uma área rural do município de Trajano de Moraes, Região Serrana do Rio. Poucos meses depois, a equipe da escola conquistou a primeira das quatro vitórias nos Jogos Estudantis da Educação Pública (as Olimpíadas do Estado do Rio de Janeiro) na modalidade xadrez. E isso treinando apenas com peças e tabuleiros reciclados.
“Foi um fato marcante para todos nós. A maioria das crianças sequer conhecia a Cidade do Rio de Janeiro e nos anos seguintes jogamos até no Complexo do Maracanã”, comemora o instrutor tetracampeão.

A E.E. Maria Mendonça tem apenas 85 alunos e acesso por sete quilômetros de estrada de terra. São apenas cinco salas e a paisagem ao redor é agrícola. O que motivou o professor Nilton foi “a vontade de fazer diferente e fazer mais”, em suas palavras. Por isso, nas aulas de Educação Física resolveu diversificar as atividades com a prática de mineiro-pau (uma famosa dança folclórica da região), tênis de mesa, peteca e xadrez. Mas, com a grande adesão e os recursos escassos, começou a faltar material para ensinar. A solução foi lançar um desafio: os alunos deveriam inventar peças de xadrez com material reciclado.

“Várias ideias surgiram. Confeccionamos os tabuleiros em papel cartolina, pintados com lápis de cera, e dezenas de peças com tampinhas de garrafa pet. Elas nem se assemelhavam às peças originais. Apenas estabelecemos uma convenção para chamar esta ou aquela pelos nomes correspondentes”, conta Nilton.

Os praticantes de xadrez são alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 17 anos. Mesmo os que não gostam são incentivados a participar. Ou, então, devem escolher outras atividades. Quando as quatro atividades são oferecidas no mesmo bimestre, os alunos devem escolher três. Desta forma, nem todos optam por xadrez. O fato é que, depois das vitórias e do reconhecimento da Câmara Municipal, do prefeito e das reportagens nos Jornais O Dia e O Globo, a motivação aumentou.

“Existe a vontade. Já no início do ano, os alunos se fazem uma cobrança: participar dos Jogos. Isto requer treino e disputa interna, pois seleciono só 24 entre mais de 80. Assim, eles se concentram ainda mais, já que o nível é alto e é preciso jogar muito para conquistar uma vaga. Não temos problemas de indisciplina e o xadrez pode ter uma parcela nisso”, acredita o professor.

Hoje há tabuleiros suficientes para treinar todos os alunos, já que a Prefeitura apoia o projeto. A Câmara de Vereadores também ajuda, entregando uma "Menção Honrosa" a cada conquista. Além disso, classificou o Clube de Xadrez Trajano de Moraes - fundado para dar sequência ao projeto, já que os alunos paravam de jogar ao concluir o 9º ano - como Utilidade Pública Municipal. Recentemente, de uma parceria com a estatal Furnas, surgiu o Telecentro Comunitário, um espaço com internet via satélite grátis para toda população da zona rural. No último dia 7 de fevereiro, os 24 alunos que disputaram os jogos em 2009 receberam um kit escolar doado por uma papelaria de Nova Friburgo.

“Também estamos conquistando novas parcerias para fortalecer o projeto”, avisa Nilton, que divulga o trabalho em seu próprio blog: http://niltonriguetti.blogspot.com/.

O valor pedagógico do xadrez

O xadrez na Educação tem um papel muito importante, sobretudo por desenvolver a capacidade de concentração dos alunos. Também aguça o raciocínio lógico e leva-os a tomar decisões entre uma série de possibilidades. Algumas jogadas são decisivas, como na vida.

“Se você tomar uma decisão errada, o jogo pode estar perdido. Também ocorre o contrário: você erra, mas as circunstâncias do jogo permitem que você se recupere e vença o jogo, ainda que as probabilidades sejam pequenas. Tem uma frase famosa que repito para eles quando estão prestes a perder e querem desistir: ‘O jogo só acaba quando termina’”, ensina o instrutor.

No caso do projeto da E.E. Maria Mendonça, outro ganho foi observado: com as vitórias, a autoestima dos alunos melhorou sensivelmente. Hoje, todos os praticantes querem ser campeões e lutam por isso com o apoio dos pais, que são levados aos jogos para vê-los jogar, perder ou ganhar.

“Quando os alunos passaram a ser recebidos pelo prefeito e a sair na imprensa local e depois na grande mídia, os pais se sentiram honrados e orgulhosos dos filhos”, conclui, satisfeito, o professor Nilton Riguetti.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SELMO BASTOS EM TRAJANO

- Professor de Xadrez da Faculdade de Teologia Wittenberg, desde 2009.
- Técnico de Xadrez
do Club Municipal, desde 1998.
- Professor de Xadrez no CEFET.
- Organizador e árbitro da FEXERJ (Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro).
- Cursado em Xadrez Escolar pela SUDERJ.
- Curso de Arbitragem de Xadrez pela FEXERJ.
- Árbitro Estadual da Federação de Xadrez do Rio de Janeiro.
- Campeão Estadual Classe A em 1999.
- Campeão Estadual Máster em 2000.
- Campeão Carioca Absoluto em 2000.
- Bi-Campeão Carioca Absoluto em 2001.
- Revisor de 4 livros de Xadrez pela Editora Ciência Moderna.
- Palestrante sobre Xadrez. Empresas em que organizou eventos e ou palestras de xadrez: BNDES, Petrobrás, Polícia Federal, SESI e IPLANRIO.

Esteve em Trajano de Moraes, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, o bicampeão carioca de xadrez, Selmo Bastos. O enxadrista realizou algumas palestras para os alunos da E.E. Maria Mendonça, campeões das Olimpíadas Estudantis do Estado do Rio de Janeiro - JEEP/JEPAR. "Selmo Bastos é mais um parceiro que acredita em nosso trabalho e que nos orgulha com sua presença", afirmou Ana Cláudia Thomaz Malavazi, presidente do Clube de Xadrez Trajano de Moraes.
O clube é o responsável pela vinda do campeão carioca e essa foi mais uma etapa vencida no planejamento da entidade para o ano de 2010. Segundo o professor de xadrez, Nilton Riguetti, responsável pelos consecutivos sucessos dos estudantes nas competições, "a presença de Selmo Bastos em Trajano nos enche de orgulho e fortalece nossa luta para transformar Trajano de Moraes na cidade do xadrez", afirmou.
Na programação do CXTM para 2010, o próximo evento é o Campeonato Estadual sub 20, em Petrópolis, nos dias 13 e 14 de março. A diretoria pretende enviar alguns competidores para participar dos jogos. "O importante é representarmos o município com dignidade", enfatizou Nilton.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

INSCRIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR



O CMDCA de Trajano de Moraes informa que estarão abertas as inscrições aos candidatos a membro do Conselho Tutelar a partir de 03 de fevereiro 2010 até 08 de fevereiro de 2010, as inscrições serão efetuadas na sede do Conselho Tutelar no horário de 09: às 15:00h.


Para se candidatar é necessário:

  • Reconhecida idoneidade moral;

  • Idade superior a 21 anos;

  • Residir no município a pelo menos 2 anos;

  • Segundo grau completo;



Maiores informações na sede do Conselho Municipal.