segunda-feira, 19 de setembro de 2005

DR. NEY DE ALMEIDA FORTUNA - advogado (*1874 †1959)


Filho de Ignácio Augusto de Almeida Fortuna e de D. Rosa Amélia de Almeida Fortuna, nasceu em 19/09/ 1874, na cidade do Rio de Janeiro. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi advogado brilhante e renomado professor emérito e político prestigioso tendo sido Vereador, Presidente da Câmara Municipal de Niterói e Deputado Estadual por várias legislaturas. Como fazendeiro, foi proprietário da bonita e tradicional Fazenda Santa Iria, localizada no segundo distrito - Visconde de Imbé, município de Trajano de Moraes. Na Fazenda Santa Iria chegou a ter, plantados, mais de três mil pés de café, além de muitas centenas de cabeças de gado, juntamente com outras plantações e criações, como suínos e aves. Em sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (O.A.B.) consta como sede de sua advocacia o município de Trajano de Moraes, ao qual muito se dedicou, tanto como fazendeiro e advogado quanto como político. Casado com a Sra. Alice de Queiroz Fortuna (filha de José Garcia de Queiroz e de D. Maria Jacintha de Queiroz, de tradicional família da região de Nova Friburgo), foi pai de 14 filhos, todos nascidos na Fazenda Santa Iria, em Trajano de Moraes.
O Dr. Ney de Almeida Fortuna faleceu no dia 19 de maio de 1959 aos 85 anos de idade, tendo sido sepultado no dia seguinte, com grande acompanhamento de parentes, amigos e admiradores, tendo estado presente autoridades do Estado do Rio de Janeiro que proferiram vários discursos exultando suas virtudes, sendo os mais significativos e comoventes os do Deputado Estadual Hamilton Xavier e do Deputado Federal Brígido Tinoco, futuro Ministro da Educação.


Seu nome está eternizado na Rua Dr. Ney Fortuna, localizada no centro do primeiro distrito – Trajano de Moraes-RJ, aprovada pela Câmara Municipal.

Foram seus filhos, por ordem de nascimento:
1. Rosa Fortuna Fróes – professora. (casada com o Sr. Ezequiel Fróes)
2. Dr. Ney de Queiroz Fortuna – advogado. (casado com a professora Lany Neri Fortuna)
3. Aracy Fortuna Jamús – professora. (casada com o Sr.Miguel Jamús)
4. Alcides de Queiroz Fortuna – funcionário público.
5. Alice Fortuna de Sá (casada com o Sr. Antonio Alves de Sá)
6. Otelina Fortuna de Moraes – professora. (casada com o Sr. Manoel Teixeira de Moraes)
7. Moacir de Queiroz Fortuna – fazendeiro e comerciante. (casado com a Sra. Nadir Massena Fortuna)
8. Dr. Armando de Queiroz Fortuna – juíz. (casado com a Sra. Anita Tinoco Fortuna)
9. Heitor de Queiroz Fortuna – funcionário público.
10. Julieta Fortuna Nogueira – professora - (casada com o Sr. Orlando Nogueira)
11.Maria Amélia Fortuna Vidal - profess. (casada com o Sr. Ernani Vidal)
12. José de Queiroz Fortuna – engenheiro agrônomo e funcionário público. (casado com a escrivã de justiça Sra. Cyrene de Medeiros Corrêa Fortuna)
13.Dr. Cláudio de Queiroz Fortuna - médico(casado com a Sra. Yone Fortuna)
14.Cid de Queiroz Fortuna – fazendeiro. (casado com a Sra. Maria de Lourdes Massena Fortuna)

Por ocasião de seu falecimento deixou ainda 43 netos. Seu filho caçula, Cid, viveu sempre na Fazenda Santa Iria, sendo que sua viúva e filhos são ainda proprietários de grande parte da mesma. A outra parte, que conserva o nome original de “Santa Iria”, pertence hoje à neta do seu filho mais velho Ney (Neyzinho), a Sra. Nise Fortuna Grion.

___________________________________________________________________________________________________
Foto fornecida por: Nise Fortuna
Fonte de pesquisa: Joeusa Fortuna e Nise Fortuna Grion
Pesquisa elaborada por: Ronaldo Montechiare
Data da pesquisa: Terça-feira, 03 de novembro de 2009.
Projeto Pró-Memória Trajano de Moraes
__________________________________________________________________________


Versão para download e impressão (clique)


17 comentários:

  1. Ele é meu Trisavô! Sou bisneto do seu filho, Moacir de Queiroz Fortuna.

    ResponderExcluir
  2. Merecida homenagem! Quem o conheceu sabe que foi um homem inteligente, empreendedor e honrado. O Brasil de hoje precisaria de homens como ele!

    ResponderExcluir
  3. Quero completar o comentário que fiz acima dizendo que tenho grande orgulho pelo fato de ser sua neta. Sou filha de seu filho José de Queiroz Fortuna.

    ResponderExcluir
  4. QUE BOM NÃO SABIA QUE TRAJANO TINHA UM BLOG!

    ResponderExcluir
  5. Sou Paulo Fortuna. Bisneto do Dr.Ney. Meu avô Moacir (seu filho)teve 07 filhos com Vó Nadir (Sua esposa), por tanto sou filho de José Antonio Massena Fortuna. Adorei conhecer um pouco mais da História da Família. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Sou Neta do Dr. Ney, filha do Cid de Queiroz Fortuna. Não o conheci, porém sempre ouvi falar muito bem dele... Todos exaltam sua simplicidade e caráter.

    ResponderExcluir
  7. Sou uma das filha de Heitor de Queiroz Fortuna, o 9º filho do Dr. Ney de Almeida Fortuna. Tenho muito orgulho de ter sangue dos Fortuna, correndo em minhas veias.

    ResponderExcluir
  8. Coloquei acima Ana mas sou Ana Maria, professora há 50 anos sendo que 20 destes, no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, onde resido.

    ResponderExcluir
  9. Quero aqui acrescentar que a mãe do meu avô Ney de Almeida Fortuna se chamava na realidade Rosa Amélia Catanhede Fortuna ( ou de Almeida Fortuna).Quando de minha primeira pesquisa ainda não tinha conhecimento do seu sibrenome Catanhede.

    ResponderExcluir
  10. Quero aqui acrescentar que o nome completo da mãe do meu avô Dr Ney de Almeida Fortuna era Rosa Amélia Catanhede de Almeida Fortuna. Nas primeiras pesquisas que fiz não tinha ainda conhecimento do seu sobrenome Catanhede.

    ResponderExcluir
  11. Alvuem dabe os nomes dos pais de Maria Pinheiro Mendonça?

    ResponderExcluir
  12. Alguém sabe os nones dos pais de Maria Pinheiro Mendonça

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe os nomes dos pais de mMari Pinheiro Mendonça?

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe os nomes dos pais de Maria Pinheiro Mendonça

    ResponderExcluir
  15. Sou a Helena Coutinho casada com o bisneto do Dr. Ney Fortuna. Marcos Antônio Fortuna Le Gentil, neto do vô Moacyr Fortuna, temos duas filhas, Taiane e Thais, com 2 netinhos lindos e chegando o terceiro. Gostei muito de saber um pouco mais da história da família. Muito bacana. Parabéns

    ResponderExcluir
  16. Conheci Tetê Ney filhos do Sr Cid Fortuna.

    ResponderExcluir