segunda-feira, 5 de setembro de 2005

HONESTALDA MELLO DE MORAES MARTINS - (Primeira Prefeita do Brasil em 1936) - (*1867 †1956)

HONESTALDA MELLO DE MORAES MARTINS, nasceu em 10 de setembro de 1867, na Fazenda São José em São Francisco de Paula, localidade que pertencia a comarca de Cantagalo.
Filha de ANTONIO PEREIRA DE MELLO e BASÍLIA DE MORAES PEREIRA.
Seus pais, acima citados eram fazendeiros de café e integravam uma grande rede familiar, por isso, no ano de 1879 com 12 anos de idade puderam - lhe matricular como aluna interna no Colégio Braune em Nova Friburgo, onde permaneceu por vários anos.
Em 1884, com 17 anos de idade, casou-se com seu primo - irmão João de Moraes Martins.
O casal, se instalou na Fazenda Olaria; ( propriedade do Ex°. Ex. Prefeito JOÃO DE MORAES SOUZA); os filhos do casal eram sobrinhos e afilhados que foram adotados, como é o caso do Deputado Dr.° JOSÉ DE MORAES SOUZA, que além de político era médico.
Muitas histórias contadas sobre D. Honestalda, revelam uma personalidade marcante e generosa. Ela desempenhou um papel maternal para vários parentes e amigos que passavam por dificuldades financeiras. Além disso, os filhos dos empregados da fazenda contavam com seu apoio. Ter uma escola na Fazenda foi uma maneira de ajudar as crianças da Fazenda e das redondezas.
Grande parte da localidade de Barra dos Passos era administrada por Da Honestalda, com pulso firme, as fazendas produziam quase tudo que era necessário à própria subsistência.
Da. Honestalda protagonizou ainda uma longa vida na esfera política após o falecimento do Coronel João em 18 /02/1933.
Viúva, e auxiliada por seu filho Dr° JOSÉ DE MORAES SOUZA, assumiu os negócios do marido, fundou o Banco de São Francisco de Paula, ampliou as atividades de suas várias fazendas, que tinham como sede principal a Fazenda Olaria, administrou a Cooperativa de Leite e o Departamento de café.
Em 1934, o papel da mulher na sociedade brasileira foi fortalecido pela Nova Constituição, a partir de então as mulheres adquiriram o direito de votar e serem eleitas.
Beneficiada por essa Nova Conjuntura, em 05 de julho de 1936, D. Honestalda candidatou-se, e obteve sua grande vitória: foi eleita prefeita do Município de São Francisco de Paula, atual Trajano de Moraes, com 1.416 votos num total de 2.389 votos, como candidata do Partido "Tudo por São Francisco de Paula" sendo porém, a primeira mulher prefeita da América Latina. Seu mandato foi de 1936 a 1936, sendo a oitava prefeita do município.
Hoje, a Escola Estadual de Barra dos Passos leva seu nome com justa homenagem.
Como ilustração e prova de sua eleição para prefeita do Município de São Francisco de Paula, segue em anexo uma cópia reprográfica do Diploma de Vereador constando a ata da referida eleição.
Faleceu em 26 de janeiro de 1956 aos 90 anos de idade na Fazenda Olaria.

CONJUGUE: Trajano de Moraes (Fazendeiro)

FILHOS:
1º - JOSÉ DE MORAES SOUZA
2º - 
___________________________________________________________________________________

Foto fornecida por: AMAVI - Associação de Moradores e Amigos de Visconde de Imbé 
Fonte de pesquisa: Vinícius Pereira de Souza
Pesquisa elaborada por: Ronaldo Montechiare
Data da pesquisa: Segunda-feira, 05 de setembro de 2005

Projeto Pró-Memória Trajano de Morae
_______________________________________________________________________________________________


Versão para download e impressão (clique)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário