sexta-feira, 4 de maio de 2007

ROSA CARVALHO PECLY - Parteira (*09/02/1910) (†30/05/1995)



ROSA CARVALHO PECLY, nasceu em 09 de fevereiro de 1910 em São Sebastião do Alto.
Viúva aos 36 anos, veio residir em Trajano de Moraes em 1948 com seus dois filhos, os gêmeos Egmar (Pajé) e Edmar (Maninho).
Rosa exercia uma profissão muito valiosa naquela época: era parteira, e com sua boa vontade característica fez inúmeros partos. Muitas crianças trajanenses vieram ao mundo com a ajuda das mãos da Vovó Rosa, como gostava de ser chamada. Em algumas ocasiões, chegava a fazer vários partos por noite; nunca se sentia cansada, apanhava sua bolsinha com seus instrumentos e a sua fiel companheira Nossa Senhora do Bom Parto e se empenhava em trazer ao mundo mais uma vida.
Sempre presente nas ações da comunidade, Vovó Rosa ajudava nas festas da igreja, fazia parte do Apostolado da Oração, foi membro do Conselho do Hospital, do Asilo Santa Terezinha e gostava de participar das campanhas políticas. Além disso, seus quitutes eram conhecidos em toda a região e sua habilidade em artesanato também. Chegou a montar, com a participação de outras donas-de-casa, uma fábrica de redes e colchas de croché, confeccionados manualmente com barbante. As peças chegavam a ser comercializadas no Rio de Janeiro. Também trabalhou como auxiliar de serviços gerais na Escola Estadual Alfredo Lopes Martins e chegou a dar aulas de artesanato.

Sempre disposta a ajudar, Vovó Rosa se empenhou para que seus netos pudessem cursar o ensino superior. Muito amada por toda a família, Vovó Rosa é exemplo de vida para os trajanenses, principalmente para aqueles que vieram ao mundo por suas mãos.

Vovó Rosa sempre comentava com orgulho que nunca perdeu uma criança ou mãe nos partos que fazia apesar das dificuldades da época. Guardava em segredo sua bolsa com os instrumentos que utilizava para realizar os partos, inclusive uma pequena imagem de Nossa Senhora do Bom Parto.

Vovó Rosa faleceu em 30 de maio de 1995.

     FILHOS:
  • Edmar Pecly
  • Egmar Pecly
    _____________________________________________________________________
    Foto fornecida por: Rosa Noêmia Pecly Ribeiro
    Fonte de pesquisa: Creche Vovó Rosa Pecly
    Pesquisa elaborada por: Ronaldo Montechiare
    Data da biografia: sexta-feira, 04 de maio de 2007
    Projeto Pró-Memória Trajano de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário