terça-feira, 23 de janeiro de 2007

ANACLETO NEVES DE ALMEIDA - professor (*1893 †1974)

ANACLETO NEVES DE ALMEIDA, nasceu em 23 de janeiro de 1893 em Santa Maria Madalena. Filho de MANOEL INOCÊNCIO DE ALMEIDA e ANA GONÇALVES NEVES DE ALMEIDA. Estudou no Colégio Salesiano em Santa Rosa – Niterói-RJ. Iniciou a carreira de professor no Colégio São Bento – Rio de Janeiro. O professor Anacleto foi o pioneiro na educação em Trajano de Moraes. Fundou o Colégio Trajanense. Amante da cultura, criou o Grêmio Literário e Recreativo Coelho Neto no Colégio Trajanense. Casou-se em Trajano de Moraes em 30 de dezembro de 1920 com ORMINDA NEVES DE ALMEIDA, sua prima, com quem teve nove filhos. Em 1923 mudou-se com a família para Cachoeiro do Itapemirim-ES, onde foi professor no Colégio Pedro Palácio. Posteriormente regressou para Trajano de Moraes, onde assumiu o cargo de diretor e professor. Preparou muitos jovens para ingressarem no Colégio Militar D. Pedro II, Colégio São José e outras importantes unidades de ensino no Estado do Rio de Janeiro. Sua marca como educador era a notável capacidade de comunicação que tinha com seus alunos. Era muito detalhista e rigoroso, mas ao mesmo tempo sereno, envolvente e carismático. Foi autor da letra do Hino do Colégio Trajanense, cuja a música foi composta pelo maestro JOÃO ANTÔNIO. Trabalhou também no Departamento Nacional do Café, aposentando-se em 1963 pelo então IBC – Instituto Brasileiro do Café. A partir de 1943 passou a residir com a família no Rio de Janeiro (capital Federal) até seu falecimento em 13 de julho de 1974. Foi sepultado no cemitério de Ricardo de Albuquerque.
FILHOS:
1) Marilda (já felecida)
2) Maria José
3) Almir (já felecido)4) Sylvia
5) Maria Lúcia (já falecida)
6) Maria Luíza (irmã gêmea de Maria Lúcia)
7) Alcir
8) José
9) Maria Celeste Almeida (já felecida)

____________________________________________________________________________
Foto fornecida por: Maria Celeste Almeida
Fonte de pesquisa: Maria Luiza Almeida Branco
Pesquisa elaborada por: Ronaldo Montechiare
Data da biografia: segunda-feira, 13 de abril de 2007.

Projeto Pró-Memória Trajano de Moraes

4 comentários:

  1. Olá Trajano de Moraes-RJ!

    Sou neto de Anacleto Neves de Almeida, filho de Maria Luiza Almeida Branco e Manoel Francisco Branco Júnior.
    Para mim foi uma alegria muito grande encontrar esse post. Parabenizo vocês por essa iniciativa de manter viva a memória de tão ilustre trajanense! Tomara todas as cidades soubessem valorizar os seus personagens marcantes. Especialmente um educador como o meu avô!
    Que Deus abençoe e ilumine todos os munícipes dessa tão charmosa cidade.
    Forte Abraço!
    Prof. Manoel Branco
    Casimiro de Abreu, RJ

    ResponderExcluir
  2. Sou filho de Orestes Neves de Almeida fico feliz de encontra-los não conheci meu tio

    ResponderExcluir
  3. Que bom, reatamos contato com alguns de nossos familiares trajanences, fico feliz. Forte abraço a todos vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde , sou neta de Francisco Jorge Neves de Almeida e Herondina Neves de Almeida. Meu pai Osvaldo veiopara Argentina e casou com Carmencita.
      Toda a minha familia mora no Brasil. Desde Novembro de 1917 meu irmao Monsenhor Osvaldo Neves de Almeida está morando no Rio de Janeiro.Sempre escutamos falar em tío Anacleto, tio Orestes,etc etc. Um forte abraco para toda essa familia trajanense....

      Excluir